
Projeto de Química


Fases do Amor



As três fases do amor
É com base na presença dos compostos químicos que atuam no nosso cérebro que conseguimos perceber a existência de três fases neste fenómeno:
1ª Etapa
A primeira fase é chamada de "fase do desejo", é despertado pela circulação das hormonas sexuais, iniciada na adolescência. Caracteriza-se por aquilo que sentimos quando vemos uma cara bonito ou alguém atraente que nos chama à atenção.
Pode não parecer muito romântico, mas o desejo sexual é o primeiro passo para o desenvolvimento de sentimentos mais profundos. As principais substâncias envolvidas nesta etapa são a testosterona nos homens e o estrogénio nas mulheres.
2ª Etapa
A segunda fase é chamada "fase da atração" ou paixão. Acontece quando nos apaixonamos, as mãos suam, a respiração falha, é nesta altura que “sentimos” as borboletas na barriga, perdemos o apetite, não dormimos, não conseguimos concentrar-nos em nada e só pensamos naquele belo sorriso ou então nos seus olhos incríveis.
Isto acontece devido a compostos químicos que atuam no nosso cérebro:
-
A noradrenalina que acelera o bater do coração;
-
A serotonina que nos torna obcecados;
-
A dopamina, que nos faz sentir felizes.
Esta fase pode ser visto como a mais excitante, pois é quando começamos a conhecer a outra pessoa, a ir ao cinema, jantar, passar uma tarde de sábado juntos, e tudo isso parece um sonho.
3ª Etapa
A terceira fase é a "fase da ligação", em que existe um amor sóbrio.
Não podemos ficar na fase de atração para sempre, porque se o fizéssemos, não seriamos capazes de fazer qualquer coisa com o nosso cérebro dopaminérgico cheio de felicidade e emoção. Estaríamos a sonhar acordados o tempo todo!
Pode parecer que o amor se esfriou porque o organismo fica mais resistente e acostumado à produção das hormonas citados anteriormente. No entanto, isso não significa que o amor acabou, mas sim que um tipo diferente e mais duradouro de amor é estabelecido, e não um passageiro como a “paixão”.
Esta fase fornece os laços para que os parceiros permaneçam juntos. Existem duas substâncias que desempenham um papel importante neste estágio:
-
A oxitocina, a hormona do amor e do carinho que permite a confiança no parceiro;
-
A vasopressina, indispensável para garantir a fidelidade dos parceiros sexuais.


